quinta-feira, junho 15, 2006

Não vale a pena ver de novo...


Maria Luísa


Mais um ano de eleição chegou. Vocês já estão sentindo o cheiro de democracia no ar? Estão felizes com a possibilidade de escolher seu candidato?
Muito bonito mesmo: cada cidadão procurando se informar sobre seus candidatos e partidos, acompanhando os debates realizados pelas emissoras de TV ou de rádio, ou ainda pelas principais publicações do país.
Mas é claro, toda essa beleza só vai aparecer depois da Copa. Posso até ouvir a chamada, uma mistura de circo com propaganda de novela feita por um tipo debochado, engravatado, usando cartola.

“Rrrrrreeeespeitável público! Vai começar as novas novelas do Brasil: a novela da uma e das oito horas, cujos orçamentos são altíssimos: trilhas sonoras, vinhetas e grande elenco.
Uma graaaande produção que conta com atores que já protagonizam essas novelas há muito tempo (dá uma piscadinha) e também têm aqueles que estão estreando. Não são tão bons, mas o povo acredita, aliás, não é difícil cair no gosto de um público flexível como o do Brasil, não é mesmo? (risada maléfica).
Tem a famosa volta dos que não foram, aqueeeele "casting" que não deu certo, mas que se aproveita da memória curta dos telespectadores, e retornam com outra versão da antiga novela. A mesma trama! Só que mais moderna, mais arrojada, novos personagens, verrrrrdadeiras revelações!” (gargalhada maléfica)

Tudo isso se repete a cada fase eleitoral, parece que todos os partidos contratam a mesma empresa de propaganda especializada na artificialidade: os candidatos aparecem como possíveis heróis não só do Brasil, mas da humanidade. Os mocinhos atacam os supostos bandidos e desmascaram mocinhos que na verdade são supostos vilãos, há uma dramatização em tudo, eles beijam e abraçam os pobres enganados, usam da boa imagem das esposas, dos filhos, da igreja e até arriscam umas brigas no ar para aumentar a audiência.

Será que estou sendo muito cruel?

Ontem tinha uma tucanada na TV dando umas boas bicadas no atual governo, veja só, os paladinos da ética! Realmente, o mensalão, dólares na cueca, uma vergonha! Mas, não sei... Algo cheirava muito podre dentro daquela gaiola.
Sivam? Pasta Rosa? CPI da Dner? Compra de votos? Desvalorização do real e Bancos Marka e FonteCidam? Consórcio do Banco Opportunity? CPI da Corrupção abafada em 2001? Eduardo Jorge? Geraldo Brindeiro, o engavetador-geral? Alguém se lembra?

Uma vez, tinha uma mulher no ponto de ônibus com uma criança, não sei se era filho, neto. O menino apontou o pacote de Ruffles vazio para a mulher, como se estivesse perguntando: “Onde jogo?”. A mulher respondeu ao gesto:
- Joga aí no chão, já está tudo sujo mesmo.

O que resta então é um alerta final: estão subestimando os brasileiros que estão deixando se subestimar. A cortina de ferro está de volta: propostas e propostas, mas e as soluções? Promessas dos que já estão ou sucedem um poder, por que eles não cumpriram antes? É a novela da emoção falsa sobre a verdade, da aparência sobre a essência, sinceramente, não vale a pena ver de novo. Agora com licença, que eu preciso tomar um ar, senão vou acabar vomitando.

3 Comentários:

Às 8:02 AM , Anonymous Anônimo disse...

Nem tudo é circo! Também têm aquelas criancinhas do bosque verde cantando músicas de esperança, paz, amor e alegria. E se é pra comparar com novela, nessas horas vou pensar que a Diná já morreu, já encontrou com o Otávio e eles estão felizes no paraíso celeste onde as pessoas não precisam comer, beber e nem se divertir. Afinal, brasileiro tem que se contentar com essa realidade mesmo!

 
Às 8:36 AM , Anonymous Anônimo disse...

Cara...
Falou e disse, mandou muito bem...não suporto mais a alienação do povo brasileiro...
Mas... olha discutimos isso depois do jogo...você viu??O Ronaldo tá meio mal....
...hahahahaha....

 
Às 10:21 AM , Blogger GABRIEL RUIZ disse...

Eu gostei muito deste texto, muito mesmo. Já havia comentado com a Malu, mas comentarei aqui tbm. É sempre essa alienação, mas né, como a Ju falou epraí que vou ali ver qnto tá o jogo e quem o Brasil vai pegar nas oitavas...

é sempre a msm coisa, a msm novela. Não muda. Belíssima analogia. E agora guenta tbm os bombardeios, um atacando o outro etc etc...
bjão.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial